MODO DE PRODUÇÃO
O modo de produção é a forma como a sociedade produz seus bens e serviços. É formado pelas forças produtivas e pelas relações de produção. Ou seja,
Modo de produção = Forças produtivas + Relações de produção
O modo de produção poder ser divididos nos seguintes tipos: Primitivo; Escravista; Asiático; Feudalismo; Capitalismo; e Socialismo.
PRIMITIVO
O tipo primitivo dar-se quando uma comunidade trabalha em conjunto, onde a produção visa a coletividade, não há conceito nem compreensão de propriedade. Esse tipo foi comum nos primórdios da humanidade, e atualmente, em algumas comunidades indígenas isoladas.
ESCRAVISTA
No modo de produção escravista os meios de produção estavam concentrados nas mãos dos senhores que utilizavam de escravos como força de trabalho.
ASIÁTICO
Este modo de produção foi predominante no Egito e na China, é formada por mão de obra escrava e pela contribuição dos camponeses, obrigados a ceder parte da sua produção.
FEUDALISMO
No feudalismo a sociedade, basicamente rural, se baseava em acordos de vassalagem e suserania, onde o vassalo jurava fidelidade ao suserano em troca de terras (feudo), o que o tornava um senhor feudal. A produção nos feudos se dava para o próprio consumo, sem pretensão comercial. O senhor, detentor das terras, sediam-nas para que o servos produzissem, esses por sua vez, deveriam dar ao senhor parte da produção, bem como trabalhar alguns dias de graça na Corveia.
Numa sociedade capitalista os meios de produção estão nas mãos da burguesia, que visa o lucro, e a força de trabalho é assalariada, ou seja, recebe certa remuneração. O capitalismo é considerado em quatro etapas: Pré- capitalismo; Capitalismo comercial; Capitalismo industrial; Capitalismo financeiro.
O pré-capitalismo e o capitalismo comercial predomina elementos de transição de uma sociedade ruralista e feudal à uma sociedade urbana e comercial. Ou seja, no pré-capitalismo temos ainda uma sociedade feudal, mas que começa a ter relações capitalistas, enquanto no capitalismo comercial temos a gradativa substituição dos servos pelos assalariados e a concentração de riquezas nas mãos dos comerciantes.
CAPITALISMO INDUSTRIAL
1ª Revolução Industrial;
2ª Revolução Industrial;
Imperialismo
Liberalismo: O estado não interfere na economia, funciona segundo a lógica do mercado.
CAPITALISMO FINANCEIRO
Não-liberalismo
Transnacionais
SOCIALISMO
Característica: Ausência de classes.
Pensamento socialista:
Utópico
Científico
Real
Russia
Nenhum comentário:
Postar um comentário